Um vazamento de gás amônia fez com que 27 funcionários de um frigorífico de pescado, fossem levados as pressas para o hospital na manhã de segunda-feira (07). O incidente foi por volta de 09h00 nas proximidades do Porto de Iranduba, município da região metropolitana de Manaus.
Segundo o gerente do frigorífico, James Silva, o vazamento ocorreu após o rompimento de uma tubulação de refrigeração que passa por alguns setores do local. ” Teve uma rachadura em um setor específico, e os funcionários que estavam lá acabaram inalando o gás e precisaram ser socorridos com urgência, mas não teve explosão, nem nada disso.” Disse o funcionário.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Amilton Gadelha, 27 funcionários foram atendido no hospital Hilda Freire, localizado no centro de Iranduba. “Como hoje é feriado, solicitamos que os profissionais de saúde que estavam de folga viessem para o hospital para atender a demanda, já que eram muitas pessoas chegando ao mesmo tempo. Alguns já foram atendidos, medicados e liberados, outros que chegaram com sintomas mais graves após inalarem o gás, ainda estão em acompanhamento.” Contou o secretário.
Por causa do incidente, as atividades do frigorífico foram suspensas até que a rachadura na tubulação seja fechada.
A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.