Por Isabela Bastos – Especial para o P24h
A rebelião na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na zona leste de Manaus, foi controlada por volta das 10h30 deste sábado dia 2, após cerca de quatro horas de negociações. Não houve registro de mortes. Sete agentes de ressocialização foram feitos reféns e libertados com vida, mas 17 pessoas acabaram feridas e precisaram ser encaminhadas à atendimento médico.
Entre essas pessoas dez agentes prisionais (três deles se machucaram ao pular das muralhas), cinco presos e dois policiais militares ficaram feridos. “Todos os reféns estão bem, mas com alguns machucados porque estavam com estoques no pescoço”, afirmou Louismar Bonates, secretário estadual de Segurança Pública.
Após o controle da cadeia pelas forças de segurança um túnel foi encontrado em uma das celas.
Prisão depredada
Parte da UPP foi destruída durante a rebelião. Houve depredação de grades, bebedouros e do telhado. Agora a Secretaria de Administração Prisional (Seap) deve transferir os presos que lideraram o motim.
Uma investigação será aberta para identificar os responsáveis. No momento, a Seap está realizando a contagem dos presos e revista dentro das celas.