Cinco pessoas, que não tiveram as identidades reveladas, incluindo três servidores públicos da área de segurança, foram presas durante a deflagração da “Operação Raio”, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas Eles foram detidos no decorrer da manhã desta terça-feira (26) por agentes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), em ação conjunta com a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município.
A ação ocorreu em zonas distintas da capital, Manaus, e em Manacapuru município a 68 quilômetros em linha reta da capital, onde foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária. De acordo com o delegado Rafael Allemand, diretor do DRCO, entre os presos além servidores públicos, está um traficante muito conhecido do município interiorano.
Leia mais: PM afasta policiais presos por participar de milícia em Manaus
“Ficou comprovado após as investigações que esse grupo criminoso detia informações sobre transporte de grande quantidade de drogas. Eles faziam a abordagem e apreensão desse material entorpecente, porém o mesmo não era apresentado nas delegacias, mas levado para um local onde era armazenado, retirado da embalagem original e trocado”, comentou o delegado.
Delegado Rafael Allemand, diretor do DRCO
Ainda com informações de Allemand, o esquema criminoso era orquestrado pelo traficante da cidade, que foi preso por policiais do DIP do município, em sua residência. No momento da abordagem, foi encontrado grande arsenal de armas no imóvel, assim como drogas e a quantia de R$ 120 mil em espécie. As investigações em torno do caso terão continuidade para identificar outros integrantes da organização criminosa.
Todos os envolvidos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. O traficante envolvido no caso, além desses crimes, também responderá por porte ilegal de arma de fogo, tanto as de uso permitido como também de uso restrito.