Neste final de semana os manauaras foram surpreendidos pela aparição de dois grandes répteis que deixaram o habitat natural para surgir em espaços mais habitados. No sábado, dia 23, uma cobra sucuri apareceu em uma avenida movimentada da zona leste de Manaus. Neste domingo foi a vez de um jacaré ser capturado na zona norte.
A verdade é que Manaus cresceu em pleno habitat natural desses e de outros animais. Mas com o desenvolvimento da cidade essas aparições em locais de grande movimento são incomuns.
Contudo, no sábado, após um grande temporal que atingiu a capital do Amazonas, motoristas tomaram um susto ao verem uma sucuri de mais de três metros de comprimento cruzando a avenida Buriti, no Distrito Industrial.
Segundo testemunhas, a cobra aproveitou o nível do córrego (igarapé) que subiu com a chuva e seguiu para a pista. Segundo especialistas ouvidos pelo site Polícia 24h, o réptil procurava um local mais aquecido.
A cobra acabou resgatada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).
Jacaré
Na manhã de hoje o BPAmb foi novamente acionado. Dessa vez para resgatar um jacaré que foi encontrado no terreno da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), na zona norte de Manaus.
O animal deve ter vindo de uma área de alagado que existe nas proximidades da FVS. O jacaré é da espécie Açu – a maior – porém, segundo a polícia, ainda é um animal jovem e pequeno.