A delegada Joyce Macedo, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) invadiu uma casa no bairro Parque 10, na zona centro-sul, e acabou com um esquema de exploração sexual de adolescentes. Duas mulheres e um homem foram presos em flagrante no local.
A ação aconteceu na tarde dessa sexta-feira, dia 24, e foi batizada de operação Lupanar, que segundo o dicionário significa casa de meretrizes; bordel.
“Desde novembro do ano passado recebemos inúmeras denúncias de que havia uma casa nesse local, onde funcionaria a exploração sexual de adolescentes. Em dezembro entramos com a representação cautelar, mandado de busca e apreensão, que cumprimos hoje”, explicou a titular da especializada.
No local a polícia encontrou dinheiro, entre eles dólares, e panfletos detalhando os serviços realizados pelas adolescentes, além de livro caixa com a contabilidade da casa e ainda cartões de fidelidade. Três adolescentes, de uma de 14 e duas de 16 anos foram resgatadas dentro da casa.
Num dos panfletos apreendidos são descritos os serviços realizados na casa, como massagens relaxantes, massagem com finalização, festas particulares, despedidas de solteiros, entre outros.
Os suspeitos presos vão responder pelos crimes de exploração sexual de menores e associação criminosa. Eles são Deise Cristina Ferreira, de 31 anos, e Erika Pereira Fontenelle, de 30, que coordenavam a casa. O corretor de imóveis Sebastião da Silva Barbosa, de 52 anos, também foi preso. Ele havia acabado de sair de um programa com uma das adolescentes.
Médico e psicólogo
A Depca ainda deve realizar outras ações para para cumprir 24 mandados de prisão expedidos pela Justiça. Esses mandados são de investigações que vêm sendo realizadas desde 2019.
Entre os mandados que devem ser cumpridos nos próximos dias há dois que chamam a atenção. Um envolve um médico e outro um psicólogo. Nos dois casos os profissionais abusavam de crianças e adolescentes.
O caso envolvendo o psicólogo, segundo fontes da Depca, é mais chocante pois o profissional era pago pelos pais para tratar dos filhos quando, na verdade, as crianças acabavam sendo abusadas por ele.
Os detalhes sobre os crimes desses dois profissionais da área de saúde devem ser revelados após o cumprimento dos mandados.