Por Isabela Bastos – Especial para o P24h
A chuva deste sábado, dia 25, causou estragos em vários bairros de Manaus, derrubou muros e alagou vários locais. No bairro Armando Mendes, zona Leste da cidade, o prédio da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) ficou completamente alagado. A unidade foi parcialmente destruída pela tempestade e os policiais de plantão corriam entre os corredores para salvar os equipamentos eletrônicos.
A correria foi registrada pelos próprios policiais de plantão e divulgada em um vídeo que circula nas redes sociais. Pelas imagens é possível ver uma cachoeira no meio de um corredor, resultado de uma infiltração na estrutura do local. O PM que grava o vídeo fala, em tom de preocupação e desespero, que a unidade está completamente alagada.
No decorrer do vídeo o PM mostra o estado de vários cômodos da base policial. Em todos há pelo menos uma infiltração ou uma goteira despejando água. Na gravação os policiais mostram o teto da unidade e todos os defeitos da estrutura que não conseguiu suportar a força da chuva.
Um outro PM aparece no vídeo tirando os cabos da tomada e tentando salvar até o bebedouro da unidade policial. “Não tem mais condições de funcionar, tentamos salvar computadores e até o bebedouro”, relata um policial no vídeo.
Nota da SSP
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) afirmou apenas que a chuva causou danos ao prédio da 25ª Cicom, mas que o órgão já tomou as devidas providências para iniciar a recuperação da estrutura. Ainda de acordo com a SSP, esse trabalho deve começar ainda hoje.
Maior chuva do ano
Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) Manaus registrou a maior chuva do ano neste sábado. São 147 mm de água desde a meia noite até o final da manhã. Mesmo assim, as centrais de Emergência 199, da Defesa Civil, e 153, da Guarda Municipal, seguem inoperantes devido ao furto de cabos da linha telefônica.
Isso impossibilita que a população informe aos órgãos municipais os prejuízos causados pela chuva. A operadora responsável já foi acionada para as providências cabíveis. Em caso de ocorrências, a população pode entrar em contato pelo telefone 98855-2249 e no 3625-3159.