Uma abordagem realizada por policiais militares a dois jovens de 17 e 20, que posteriormente apareceram mortos na madrugada do último sábado (12), foi classificada como “desastrosa” pelo porta voz da corporação no Rio de Janeiro, major Ivan Blaz. O caso aconteceu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
De acordo com a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), a ocorrência atendida pelos PMs não foi registrada em nenhuma unidade policial. Porém, imagens gravadas por câmeras de segurança flagram a abordagem policial. Os dois policiais militares foram presos em flagrante pelo crime. As vítimas, encontradas a quatro quilômetros do local. O jovens foram identificados como Edson Arguinez Junior, de 18 anos, e Jordan Luiz Natividade, de 20. Os dois foram enterrados na tarde desta segunda-feira (14).
A imagem é bem nítida. Durante uma abordagem a um carro branco, os rapazes passam, em sentido contrário, sem capacete, em uma motocicleta. É possível ver um clarão que sugere que um tiro tenha sido disparado. Os agentes negam que tenha havido algum disparo. Desequilibrados, os rapazes caem no chão e um deles recebe um chute nas costas.
Sem que haja um motivo claro, os jovens são algemados. Um deles é conduzido até um muro onde passar por revista. O outro é obrigado a se arrastar no asfalto até o mesmo local. Após isso, ambos são colocados na viatura, que é dirigida por um dos PM’s, enquanto o outro conduz a motocicleta que era utilizada pelas vítimas.
O cabo Júlio Cesar Ferreira dos Santos e o soldado Jorge Luiz Custódio da Costa, responsáveis pela abordagem fora dos padrões, foram presos em flagrante e tiveram as armas apreendidas para serem analisadas. Os tapetes da viatura também foram recolhidos e apresentam manchas que serão analisadas para confirmar se são, de fato, de sangue
Em depoimento à Polícia Civil, os policiais disseram que o motorista da moto perdeu o controle e os jovens caíram sozinhos.
Veja as imagens abaixo, publicadas no portal carioca “Extra” e tire suas conclusões.