Um homicídio ocorrido no final da tarde desta quinta-feira (18) acabou com a vida de um homem identificado como Djonatas Pereira dos Santos, de 36 anos, que foi executado com tiros de arma de fogo disparados contra ele na rua T, comunidade Monte Sião, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus.
Testemunhas afirmam que homens em posse das armas surpreenderam a vítima, que foi perseguida até o local onde aconteceu a execução. Oito tiros acertaram o corpo de Djonatas, a maioria deles na cabeça, indicando características de execução para o crime.
Muito ferido, o homem executado não resistiu aos tiros e morreu antes que pudesse ser socorrido, enquanto os autores dos disparos fugiram do local do crime sem serem identificados. A Polícia Militar foi chamada e, por meio a 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) cercou a cena do crime, evitando uma maior aproximação de curiosos na tentativa de preservar evidências que auxiliem na investigação do caso.
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) fez a coleta preliminar de possíveis sinais que indiquem a dinâmica do assassinato. O trabalho de investigação também foi realizado por policiais civis da Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS), que foi ao local e fez a captação inicial de informações que possam auxiliar no desenvolvimento do inquérito policial.
O local é conhecido pela intensa movimentação de drogas, o que reforça a “Lei do Silêncio”, que faz com que moradores e testemunhas tenham medo de conversar com a polícia sobre os crimes na região. Assim como diversos bairros de Manaus, a área é alvo de disputa entre grupos criminosos rivais que brigam entre si pelo controle dos pontos de venda de drogas espalhados pela comunidade.
Após o fim do trabalho policial na cena de crime, o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) até a sede da instituição, onde deve passar pelos exames necroscópicos.