Um desbarrancamento na orla do município amazonense de Itacoatiara fez desabar para dentro do rio Amazonas uma parte do Porto do DNIT, no bairro Jauary 2, na manhã desta quarta-feira (11). A cidade fica a 269 quilômetros em linha reta de Manaus.
Imagens registradas momentos após o acidente mostram uma grande faixa de terra que desceu para a agua próximo a uma rampa de acesso. Em uma das filmagens, testemunhas chegam a mostrar um grande navio que havia acabado de passar, sugerindo que a onda provocada pela embarcação tenha se chocado contra a instalação, que já apresentava sinais de erosão no terreno por conta do fenômeno das “terras caídas”, muito conhecido na região amazônica durante os períodos de estiagem.
Leia mais: Bombeiros e Defesa Civil analisam margens do rio onde houve desbarrancamento em Beruri
A Prefeitura de Itacoatiara, por meio de nota, informou que esta está averiguando a situação. A íntegra pode ser lida no final da matéria. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Defesa Civil também foram chamadas para o local, conhecido popularmente como “Porto Novo”, que está interditado.
Não há informações de vítimas na ocorrência. Veja abaixo imagens da orla da cidade, no local do incidente.
NOTA
A Prefeitura Municipal de Itacoatiara averigua a situação de desabamento do Porto do DNIT, conhecido como “Porto Novo”, no bairro Jauary 2.
A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte já segue tomando medidas e realiza o deslocamento de equipe técnica para realizar estudos do desabamento da estrutura metálica, sem vítimas, devido ao fenômeno natural da estiagem e o deslizamento do solo, conhecido como “terras caídas”.
A região portuária encontra-se interditada.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Itacoatiara.