As equipes de investigação da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizaram na quinta-feira (26/01), a Operação Adsumus, para cumprir ações policiais, e de assistência social para moradores das comunidades Vila Amazônia, Quebrinha e Mato Grosso, na zona rural daquele município.
Conforme a delegada Marna de Miranda, titular da unidade policial, as equipes foram até a região para prestar serviços de atendimento, tendo em vista que, por se tratar de localidades de difícil acesso, não tem uma delegacia para atender as pessoas que moram naquela área, e o único meio de entrada e saída do lugar é por meio fluvial.
Leia mais: Jovem de 20 anos é assassinado a tiros em Parintins
“Nos deslocamos às comunidades e ouvimos vítimas, testemunhas e também interrogamos autores de alguns crimes investigados pela DEP, como, por exemplo, violência sexual contra criança, doméstica e contra idosos. Ao todo, 12 vítimas e 7 investigados foram ouvidos. Além de 48 notificações e 8 atendimentos de serviço social”, disse Marna.
A autoridade policial ressaltou que a ação foi composta por 10 servidores da especializada, dois assistentes sociais da prefeitura do município, e pelo Conselho Tutelar, que deram apoio aos crimes que envolvem menores de idade. Também foram diligenciados mandados de prisão civil que estavam abertos.
“A operação teve como objetivo realizar atividades que enriquecem inquéritos confeccionados pela especializada, e também para cumprir requisições que o Ministério Público do Amazonas (MPAM) já tinha feito, mas ainda não havia tido respostas. Aproveitamos também a ocasião para sanar alguns procedimentos que estavam em aberto’’, concluiu a delegada.
A delegada informou que Adsumus é uma palavra com origem no latim que significa “estamos presentes”. A palavra é usada no sentido de se demonstrar prontidão e de confirmar que se está atento aos acontecimentos, e esse foi o intuito da ação.