Um cabo da Polícia Militar levou três tiros na comunidade de Auxiliadora, na zona rural do município de Humaitá, no Sul do Amazonas, neste sábado, dia 6. Ele e um outro cabo PM foram atacados por cerca de dez homens que tomaram as armas dos policiais e atiraram contra os dois.
Um áudio gravado pelo outro policial, o cabo Jovalino, mostra toda a tensão vivida pelos militares após o ataque.
Segundo Jovalino, ele e o colega, o cabo Aldison Guacebe, estavam de serviço no posto policial da comunidade de Auxiliadora. Quando se dirigiam ao porto da cidade para pegar a embarcação e retornar a Humaitá eles teriam sido atacados por cerca de dez bandidos.
No ataque os criminosos conseguiram tomar a pistola do cabo Guacebe. Nesse momento Jovalino atirou contra os bandidos e conseguiu balear um dos bandidos. Um outro criminoso tomou a outra arma dos policiais e conseguiu atirar. Três disparos atingiram Guacebe. Antes de fugir os bandidos ainda bateram muito nos dois policiais.
Como a comunidade de Auxiliadora fica mais próxima da cidade de Manicoré, os policiais foram socorridos pelas equipes do posto de saúde do vilarejo e levados para o município vizinho.
Guacebe passou por cirurgia mas vai precisar ser trazido para Manaus devido aos graves danos em um dos braços.
Ainda não há informações se a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) vai enviar reforços ao local uma vez que três armas foram roubadas pelos criminosos.
Nova Olinda do Norte
No início do mês de agosto dois policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) foram mortos em um ataque na região do rio Abacaxis. Na época uma força tarefa da SSP foi enviada para o local e o que seria uma caçada pelos assassinos, terminou com a intervenção da Polícia Federal depois de denúncias de tortura por parte dos PMs.