...

Chuvas causam tragédia e pelo menos 34 mortes em Petrópolis

por Raphael
...

Pelo menos 34 pessoas morreram – e este número deve aumentar – após fortes chuvas atingirem a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro nesta terça-feira (15). A força da correnteza, exposta em diversos vídeos nas redes sociais já no final da tarde, já dava ideia do terror pelo qual passaram moradores da região.

No Centro da cidade, corpos apareceram após o nível das águas que inundavam a região baixar. No morro da Oficina, bairro Alto da Serra, ao menos 80 casas foram completamente destruídas depois que toneladas de terra desceram pela encosta.

Leia mais: Temporal causa transtornos e prejuízos para manauaras

A Defesa Civil, em conjunto com o IML e oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil trabalham de forma conjunta para tentar consolidar os dados e o número de vítimas

“Estamos passando por uma situação de extrema gravidade e direcionamos todos os esforços para garantir o socorro da população”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Em nota, a Defesa Civil da cidade disse que atua nas ocorrências e decretou estágio de crise na região e que, até o começo da madrugada desta quarta (16), 77 pessoas se encontravam acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade, segundo o portal G1.

A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. Ainda não há número confirmado de feridos.

Leia mais: Criança morre soterrada por barranco durante chuva forte

A pluviometria registrada durante o temporal que deu início à tragédia registrou acúmulo de 259,8mm em apenas seis horas, mais que o esperado para todo o mês de fevereiro, em São Sebastião. Pedras imensas, algumas maiores que automóveis, rolaram morro abaixo, aumentando a percepção de terror.

“O maior registro horário é de 125.8 mm/h às 17h15 no pluviômetro Alto da Serra (INEA). No São Sebastião, o acumulado pluviométrico em 6 horas chegou a 259.8mm às 21h10”, disse em nota.

A chuva também provocou queda de barreiras em diferentes pontos. Ainda não há informações sobre número total de vítimas soterradas.

Imagens de terror foram registradas por moradores durante as fortes enxurradas, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.