...

Crianças colombianas sobreviventes de acidente aéreo são encontradas após 40 dias perdidas na floresta

por policia24hAM
...

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou na sexta-feira (9) que as equipes de resgate conseguiram encontrar com vida as quatro crianças que estavam desaparecidas há 40 dias na selva amazônica, após a queda do avião em que estavam. O acidente foi causado por uma falha mecânica e resultou na morte de três adultos, incluindo a mãe das crianças.

“Uma alegria para todo o país! As quatro crianças que estavam perdidas há 40 dias na selva colombiana foram encontradas vivas”, escreveu Petro no Twitter, onde também compartilhou fotos dos quatro irmãos identificados como Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 anos; Tien Noriel Ranoque Mucutuy, de 4 anos, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 1 ano.

Após o acidente da aeronave em 1º de maio, o presidente colombiano chegou a anunciar que as crianças haviam sido encontradas, mas posteriormente corrigiu a informação e as buscas continuaram.

Mais de 100 militares com cães farejadores foram mobilizados para seguir o rastro das crianças, caminhando pela selva entre os departamentos de Caquetá, onde o avião ficou com a frente destruída, e Guaviare, ambos localizados no sul da Colômbia.

Durante as buscas, em uma área de mata fechada e de difícil acesso, os militares e os indígenas envolvidos na operação encontraram vestígios que indicavam a sobrevivência dos meninos. Fraldas, um acessório para celular, uma toalha e um par de tênis estavam entre os objetos encontrados. Esses itens foram localizados a cerca de 600 metros do local da queda do avião. A região é habitada por animais selvagens e sofre chuvas constantes, o que dificultou o resgate.

De acordo com informações dos militares que participaram da operação, os menores embarcaram no avião com a mãe para fugir de dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que ainda representam uma ameaça para os moradores da região onde vivem os indígenas da etnia Huitoto.

Ao retornar de Cuba, onde anunciou um acordo de cessar-fogo com a guerrilha ELN, o presidente colombiano, ao falar com a imprensa em Bogotá, informou que as crianças estão recebendo cuidados médicos e que estão frágeis. Ele ressaltou que os médicos estão avaliando a condição delas.

Petro também destacou que as crianças conseguiram sobreviver sem a ajuda de adultos e descreveu sua sobrevivência como um exemplo notável que será lembrado na história.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.