Criminosos incendiaram um helicóptero modelo Bell B4 pertencente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a madrugada desta segunda-feira (24), dentro das dependências do Aeroclube do Amazonas, localizado na Avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. Não há informações sobre as identidades dos autores do crime.
O atentado foi percebido por volta das 4 horas da madrugada, quando funcionários do aeroclube perceberam a tentativa de incêndio em duas aeronaves do Instituto. Apesar da intenção de destruir os dois helicópteros, apenas um foi tomado pelo fogo e ficou destruído.
Leia mais: Garimpo ilegal toma conta de comunidade da calha do Rio Madeira em Autazes
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), as equipes foram chamadas por funcionários que presenciaram a movimentação de dois suspeitos pelo local, no momento em que o fogo teve início. A dianteira e as hélices do veículo foram atingidos pelas chamas, que foram contidas pelo CBMAM com o emprego de aproximadamente 1.000 litros de água
Veja abaixo imagens registradas no momento do fogo:
Uma das hipóteses para a motivação do crime pode ser a recente atuação do órgão federal no combate às balsas garimpo ilegais que têm tomado os rios amazônicos, especialmente na região do rio Madeira. O helicóptero do IBAMA destruído no aeroclube seria um dos que atuaram na recente ação contra garimpeiros no Estado.
A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar mas deve ser investigada pela Polícia Federal, visto se tratar de bens pertencentes à União.