A Prefeitura de Manaus registrou onze ocorrências por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, de segunda-feira (12) até as 10h desta terça-feira (13), em razão das fortes chuvas que atingem a cidade no período. Foram duas situações de erosão, três de desabamentos, uma chamada por risco de tombamento, três de deslizamento, uma de risco de desabamento e uma de alagação.
As equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), seguem nas ruas em atendimento às ocorrências registradas.
Leia mais: Deslizamentos, alagamentos e falta d’água marcam chuva prolongada no Rio de Janeiro
Das onze ocorrências formalizadas, cinco aconteceram em bairros da zona Leste da capital, três na zona Norte, uma na Centro-Sul, uma na zona Centro-Oeste e uma na zona Oeste da cidade. Das ocorrências de desabamento, duas foram registradas nas zonas Leste e na zona Norte. Das três ocorrências de deslizamento, duas aconteceram na zona Leste e uma na zona Centro-Sul.
Duas ocorrências de erosão foram registradas nas zonas Leste e Norte de Manaus. As ocorrências de desabamento formalizadas pelo 199 aconteceram nas zonas Norte e Leste da cidade. Já a de risco de desabamento ocorreu na zona Oeste. A chamado por risco de tombar aconteceu na zona Centro-Oeste, as três de deslizamento aconteceram nas zonas Leste e Centro-Sul e a de alagação aconteceu na zona Norte da cidade.
A zona Leste foi a área mais afetada, concentrando cinco das ocorrências registradas entre segunda e terça-feira. Por conta disto, a Prefeitura emitiu recomendações aos moradores da capital amazonense. Leia abaixo:
- Siga sua rotina, mas fique atento;
- Acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações;
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais da Prefeitura.
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).