...

Primeira pessoa é vacinada contra covid-19 no Brasil

por Raphael
...

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no Brasil. Ela atua há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, e foi imunizada logo após a confirmação da Anvisa para o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford (ING).

O ato é simbólico já que, para valer de fato, a autorização da Anvisa, bem como os acordos com o Instituto Butantan, ainda precisam ser publicados em Diário Oficial.

Mônica, a primeira pessoa vacinada no Brasil contra o novo coronavírus, é moradora do bairro de Itaquera, na periferia de São Paulo. Hipertensa e diabética, ela reúne um grupo de comorbidades que a coloca em um perfil de alto risco para complicações da covid-19.

Primeira pessoa foi vacinada logo após aprovação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, neste domingo, 17, o uso emergencial das vacinas do Instituto Butantan/Sinovac e da Fiocruz/AstraZeneca no Brasil. A reunião com os cinco diretores da agência levou cinco horas e teve aprovação unânime.

O parecer foi baseado em análises das áreas técnicas do órgão, responsáveis pelo registro de medicamentos, pela certificação de Boas Práticas de Fabricação, e pela farmacovigilância de medicamentos. Cerca de 50 pessoas participaram de todo o processo de aprovação. 

Todas as áreas foram favoráveis ao uso de forma excepcional das duas vacinas, mas fizeram ressalvas para a necessidade de monitorar “incertezas” e deram prazo de 24 horas para os laboratórios comunicarem a Anvisa, caso ocorram algum evento adverso durante a vacinação.

As informações são da revista Exame, com Estadão Conteúdo

Foto: Amanda Perobelli / Reuters

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.