O Amazonas confirmou, nesta terça-feira (04), o primeiro caso da variante Ômicron do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas após receber relatório de vigilância genômica emitido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia).
Trata-se de uma mulher brasileira, de 27 anos, residente em São Paulo e que chegou a Manaus, vinda de Fortaleza, no dia 21 de dezembro, com sintomas gripais. Ao chegar na capital, realizou coleta no posto de testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde testou positivo para Covid-19 e foi orientada para o isolamento domiciliar durante 14 dias.
A paciente apresentava sintomas leves de tosse e coriza e estava com esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço.
A FVS-RCP reforça junto à população a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como usar máscaras faciais, evitar locais fechados e pouco ventilados e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.
É recomendado ainda, que seja realizado o exame e mantido, em casos positivos de Covid-19, o isolamento social por 14 dias.