sábado, 17 de outubro de 2026
Polícia

Operação no rio Unini apreende 593 quilos de drogas e prende suspeito em Barcelos

Abordagem ocorreu durante ação da Base Fluvial Arpão 3, após denúncia sobre uma embarcação que seguiria para Novo Airão; dois tripulantes fugiram para a mata.
Operação no rio Unini apreende 593 quilos de drogas e prende suspeito em Barcelos
Foto distribuída pela Portal Tucumã

Uma abordagem no rio Unini, em Barcelos, no interior do Amazonas, terminou com a apreensão de 593,31 quilos de entorpecentes, um revólver calibre .357 e 16 munições. Um homem de 28 anos foi preso durante a ação, realizada na quinta-feira (15) pela Base Fluvial Arpão 3, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com as informações divulgadas pela SSP-AM, as equipes receberam uma denúncia por volta das 23h sobre uma embarcação de pequeno porte que estaria transportando drogas pela região. A suspeita era de que o barco seguia pelo rio Unini com destino a Novo Airão.

Embarcação foi localizada durante buscas

Para verificar a denúncia, os agentes fizeram contato com a Base II do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), instalada na área. A unidade confirmou ter visto uma embarcação com características semelhantes às informadas.

Com base nesses dados, equipes da Força Tática, do Batalhão de Policiamento Ambiental e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), iniciaram as buscas no trecho indicado.

Durante a operação, os policiais encontraram uma embarcação de madeira do tipo rabeta ocupada por três homens. Segundo a SSP-AM, os tripulantes tentaram fugir em direção a uma área de mata ao perceberem a aproximação da lancha policial.

Dois suspeitos conseguiram escapar. O terceiro homem, de 28 anos, foi alcançado e preso no local. A ocorrência foi registrada no município de Barcelos, situado a 399 quilômetros de Manaus.

Perícia apontou skunk e haxixe

O material apreendido foi encaminhado para análise do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). A perícia identificou 553,31 quilos de maconha do tipo skunk e 40 quilos de haxixe. Somadas, as drogas totalizaram 593,31 quilos.

Além dos entorpecentes, os agentes recolheram o revólver calibre .357 e as 16 munições encontradas durante a abordagem. O homem preso e os materiais foram levados para a Base Fluvial Arpão 3.

O suspeito foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos de polícia judiciária. Até a divulgação das informações, os outros dois homens que fugiram para a mata não haviam sido localizados.

Fonte: Portal Tucumã.

Foto distribuída pela Portal Tucumã