Quase 80 animais foram resgatados durante uma operação policial na manhã desta segunda-feira (31), eles estavam sendo maltratados por um casal de idosos dentro de uma residência, na rua Gardênia, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
De acordo com o delegado Torquato Mozer, titular do 30° Distrito Integrado de Polícia (DIP), no local havia 77 gatos e um cachorro, que estavam em situação de insalubridade. Alguns estavam soltos, outros amarrados e dentro de gaiolas.
Além de gatos mortos no interior da casa, que mede cinco metros quadrados. “A situação foi denunciada por vizinhos e realmente configura um crime de maus-tratos à animais. Porém é preciso averiguar a situação desses moradores, pois não se tratam de criminosos e sim de pessoas do bem, conforme os relatos no local. A ação teve apoio de psicólogos e assistentes sociais que nos deram todo apoio nessa atuação para que ocorresse o menor impacto possível a essas pessoas”, explicou Mozer.
Protetores dos animais acompanharam a ação e ajudaram no resgate dos bichos. Foi necessário a ajuda do Samu devido o casal ter ficado muito abalado com o resgate.
“Todos os animais foram resgatados e vamos disponibilizar todo apoio veterinário. Posteriormente esses animais serão encaminhados à adoção. Equipes de assistência social também estarão conosco nessa luta para conscientizar essa família para que eles tenham uma transformação no lar deles. Eles não tinham consciência que estavam cometendo um crime”, concluiu a deputada estadual Joana Darc.