A Polícia Federal (PF) atuou de forma integrada com o IPAAM e a Polícia Militar, por meio da ROCAM, durante a realização da Operação Depuração, que tem o objetivo de apurar denúncias referentes a queimadas e gases poluentes que têm tomado a cidade de Manaus ao longo dos últimos meses, com agravamento significativo nas últimas semanas.
Os agentes fiscalizaram olarias e madeireiras na Região Metropolitana de Manaus. Empresas em situação irregular, que estavam causando ameaças ao meio ambiente, foram interditadas durante a operação, realizada com o intuito de coibir a queimada ilegal.
Leia mais: Polícia Federal flagra dupla praticando queimada ilegalmente no Amazonas
Foram realizadas interdições de empreendimentos irregulares por extração ilegal de argila, desmatamento, queimadas e ausência do plano de recuperação de área degradada. Ademais, foram apreendidas munições e armas de procedência desconhecida.
Equipes da Polícia Federal estão fazendo o monitoramento da região através de sistemas de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.
As informações são da Polícia Federal