A Polícia Federal deflagrou hoje a operação “Viajero” com o objetivo de fechar locais usados como bocas de fumo no município de Tabatinga, distante 1107 quilômetros de Manaus. Segundo informações da Polícia Federal um açougue, uma hospedaria e um hotel eram pontos de distribuição. Uma pessoa foi presa e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A investigação começou após prisões em flagrante, no aeroporto de Manaus, de pessoas com drogas. Os passageiros vinham de Tabatinga e tentavam desembarcar na capital com porções escondidas no corpo e bagagem. Após interrogatório e levantamento de dados, a PF descobriu parte do esquema criminoso.
A ação iniciou durante a madrugada cumprimentos dos mandados de busca e apreensão. Os locais foram escolhidos pois, segundo a PF, estavam em pontos estratégicos, acima de qualquer suspeita. Nesses estabelecimentos, a droga era separada e escondida em objetos ou até mesmo no corpo das pessoas, de lá era transportada para o destino final.
Equipes da Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga identificaram a atuação de uma possível organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas. Eles recrutavam “mulas” para a execução do transporte das substâncias ilícitas, por transporte aquático e aéreo.
Algumas pessoas utilizadas como “mulas” do tráfico, ao serem abordadas nos portos e no aeroporto de Tabatinga, afirmaram que estariam apenas viajando, fato que deu origem ao nome desta operação.