As equipes de investigação da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), deflagraram, entre os dias 6 e 21 de maio deste ano, a Operação Jaci, com o objetivo de fiscalizar poluição sonora em estabelecimentos comerciais de Manaus.
A operação foi conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Leia mais: PRF apreende 17 toneladas de peixe com nota inválida
A delegada Reika da Costa, titular da especializada, informou que a operação fiscalizou diversos pontos comerciais localizados em todas as zonas da capital amazonense.
“Fiscalizamos mais de 22 estabelecimentos comerciais, entre eles bares, casas de eventos e postos de combustíveis. Com o intuito de conscientizar e também verificar a ocorrência de poluição sonora nessas determinadas áreas, além de avaliar as licenças ambientais”, disse a delegada.
A autoridade policial ressaltou ainda que, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 31 de maio e 5 de junho, as equipes da Dema continuarão apurando denúncias e realizando ações de combate a esses crimes.
“Estamos trabalhando para orientar a população sobre essas práticas, para garantir o cumprimento da lei”, afirmou Reika.