A fiscalização da Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), flagrou 23 motoristas dirigindo alcoolizados e flagrou grande aglomeração na noite desse sábado (10/04). A operação foi realizada na Praça do Caranguejo, no conjunto Eldorado, na zona Centro-Sul de Manaus, que estava lotada de pessoas desrespeitando as medidas de distanciamento social e de uso de máscara.
A montagem da fiscalização no local, inclusive, provocou a dispersão das pessoas que ocupavam centenas de mesas na Praça.
“Ontem (sexta-feira), os bares funcionaram até as 3h30, um total desrespeito ao toque de recolher, que restringe a circulação de pessoas entre 0h e 6h, sem contar o descumprimento da lotação desses estabelecimentos, que deveria ser de 50%. Já, hoje (sábado), a nossa fiscalização da Lei Seca repercutiu no fechamento dos bares no horário definido pelo decreto governamental”, afirmou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM, que comandou pessoalmente a operação realizada pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot).
Leia mais: Festa clandestina e ‘rolezinho’ são barrados pelo Detran
Dos 23 flagrantes da Lei Seca, 19 foram de motoristas flagrados no teste do bafômetro e quatro que se recusaram a fazê-lo. Houve até o caso de um motorista que após ser autuado tornou a pegar a direção do veículo mas acabou caíndo na fiscalização novamente.
Ele foi autuado por reincidência e pagará uma multa de quase R$ 6 mil, além de responder a processo de cassação da CNH.
A pessoa flagrada no teste do bafômetro comete uma infração gravissima, tem sete pontos aplicadod a Carteira Nacional de Habilitação, é multado em R$ 2.934,70 e tem suspenso o direito de dirigir por 12 meses. As mesmas medidas são adotadas para quem se recusa a fazer o teste do bafômetro.
Detran atua além da aglomeração
Na sexta-feira (09/04), a fiscalização do Neot montou a Operação Lei Seca na avenida Djalma Batista, na Chapada, na zona Sul da Capital. No local, 10 condutores foram autuados por beber e dirigir, e sete acabaram não querendo realizar o teste do bafômetro.
Ao todo, 46 autos de infrações foram expedidos e cinco veiculos acabaram removidos ao parqueamento do Detran-AM. “Só nesses dois dias flagramos 40 condutores desrespeitando a Lei Seca. A gente sabe que a punição é pesada, mas a população precisa entender que cada uma dessas pessoas que o Detran Amazonas tira das ruas alcoolizada, são vidas que estão sendo preservadas”, ressaltou o diretor-presidente do Detran-AM.