fbpx

Operação apreende 11 toneladas de materiais suspeitos

Compartilhe!

A operação “Hefesto” apreendeu mais de 11 toneladas de materiais suspeitos, entre fios de cobre e baterias, durante os três dias de realização da ação, deflagrada na quarta-feira (30/06), em todas as zonas da capital, com realização conjunta e integrada de órgãos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus. Durante os três dias, mais de 160 estabelecimentos foram fiscalizados com o apoio de policiais militares, policiais civis e agentes de diversos órgãos municipais e estaduais, resultando, ao todo, em 25 pessoas presas por suspeita de receptação de furto.

Entre os materiais apreendidos estão fios de cobre, baterias de telecomunicações e tampas de bueiro. A operação foi coordenada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates. Nesta sexta-feira, terceiro dia de vistorias, o comandante do , ressaltou que as equipes fiscalizaram quatro estabelecimentos na zona oeste que estavam com irregularidades.

“Os quatro estavam sem a licença para funcionamento. Em uma das ocorrências, uma pessoa foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. Também estamos orientando todos os funcionários para não receberem objetos de sucatas duvidosas”.

Coronel Benevides, Comandante de Policiamento de Área Oeste (CPA Oeste)

Uma parte do material apreendido durante a operação foi levado para a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD). A outra parte foi levada para o depósito da prefeitura.

Leia mais: Dupla furta cabos de telefonia e é espancada

Hefesto – Nova operação integrada na área de Segurança Pública entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, a Operação “Hefesto” pretende coibir casos de furtos de fios de cobre e de tampas de bueiros, especialmente de empresas de telefonia. O nome foi escolhido em referência ao deus que, na mitologia grega, representava o fogo, os metais e a metalurgia.

A expectativa é inibir os crimes dessa natureza, após os órgãos de segurança registrarem 451 ocorrências de furtos de fios de cobre entre janeiro e abril, segundo dados da SSP-AM. Pelo menos, 43 infratores envolvidos com o delito já foram presos, conforme números preliminares da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

A operação é uma ação integrada envolvendo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Casa Militar da Prefeitura de Manaus, Polícia Militar, Polícia Civil, Implurb, Semef, Seminf e Ageman, além de operadoras de telefonia da capital. A SSP-AM divulgou detalhes sobre as ações realizadas, que podem ser observados abaixo.

  • Estabelecimentos fiscalizados: 165
  • Estabelecimentos Interditados: 73
  • Estabelecimentos autuados: 51
  • Material apreendido: 11,3 toneladas
  • Veículos abordados: 76
  • Pessoas flagranteadas: 25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *