...

Operação cumpre 99 mandados para desarticular esquema de tráfico entre Rio de Janeiro e Amazonas

por Raphael
...

Policiais civis do Rio de Janeiro e do Amazonas realizam operação conjunta, nesta terça-feira (21), para desarticular esquema de fornecimento de drogas e lavagem de dinheiro do Comando Vermelho. A operação “Rota do Rio” busca cumprir 99 mandados de busca e apreensão nos dois Estados, além de Minas Gerais e Pará, contra pessoas e empresas apontadas como integrantes ou associados a um dos braços operacionais e financeiros do CV.

Na capital fluminense, os policiais cumprem mandados em endereços nobres como Copacabana, Ipanema, Arpoador e Catete, na zona Sul, na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na zona Oeste, e na comunidade Fallet e Fogueteiro, na região Central, onde houve tiroteio. Os agentes também cumprem mandados nos municípios de Cabo Frio e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. 

Leia mais: Polícia Civil destrói lancha usada por narcotraficantes no Amazonas

Sete escolas municipais suspenderam as aulas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, sendo cinco unidades escolares de Santa Teresa e outras duas no Rio Comprido. O Centro Municipal de Saúde Salles Netto, no Rio Comprido, acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento, enquanto a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, mantém o atendimento à população, mas suspendeu atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares.

As investigações apontaram que a droga do Amazonas era vendida no Rio de Janeiro, tanto em comunidades, quanto no asfalto. A estimativa é que pelo menos R$ 30 milhões tenham sido movimentados pelo grupo, que utilizava esquemas com laranjas para lavar o dinheiro da compra e venda de drogas. Uma das empresas utilizadas seria um frigorífico de um ex-prefeito no interior do Amazonas, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico. 

Segundo a Polícia Civil, a operação mostra que a atuação violenta do tráfico de drogas nas favelas e o que chamou de “romântica” no asfalto, têm a mesma origem e o mesmo fornecedor. A ação pretende conseguir provas e confiscar bens móveis e imóveis relacionados às atividades de tráfico, para enfraquecer a estrutura financeira e logística, bem como a atuação do Comando Vermelho. 

A operação é realizada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), com o apoio da Delegacia de Repressão a entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas. As investigações também contaram com o apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra). 

Com informações do jornal O Dia

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.