A Operação Creditum, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) pela Polícia Federal e pela Receita Federal em Manaus, investiga um grupo suspeito de fraudar financiamentos de veículos de luxo. As concessionárias Audi Center e Automix, localizadas nos bairros Planalto e Chapada, respectivamente, são os alvos da operação.
De acordo com a Receita Federal, o grupo movimentou ilegalmente cerca de R$ 15 milhões por meio de fraudes. A investigação revelou que os envolvidos obtinham financiamentos de veículos de luxo com descontos obtidos por meio de benefícios fiscais, com o objetivo de revender os carros financiados a terceiros sem o conhecimento dos bancos.
Leia mais: Prefeitura anuncia intervenções imediatas no trânsito de Manaus
Os financiamentos eram feitos por empresas, tanto em nome dos investigados quanto de “laranjas”, com o uso de documentos falsificados. Além disso, houve a colaboração de funcionários e gestores de instituições financeiras, bem como de concessionárias de veículos. A operação ocorre em Manaus, Manacapuru e no Rio de Janeiro, e a PF deve realizar uma coletiva ainda nesta manhã para fornecer mais detalhes sobre as investigações.