Uma operação policial desarticulou um grupo criminoso no residencial Viver Melhor, zona Norte de Manaus, nesta terça-feira (27). As forças de segurança prenderam quatro adultos, apreenderam um adolescente e confiscaram um verdadeiro arsenal de armamentos, mais de 800 munições e 250 quilos de drogas.
A operação foi coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), com informações compartilhadas pelo serviço de inteligência do estado do Pará. A colaboração resultou na localização de criminosos fortemente armados, ligados a homicídios e ao tráfico de drogas em Manaus.
Leia mais: Quadrilha é presa com arsenal de guerra e drogas
Segundo o secretário da Seai, Divanilson Cavalcanti, a operação foi planejada a partir de denúncias que apontavam para um grande arsenal escondido no bairro Santa Etelvina. Durante as buscas, os agentes localizaram armas de grosso calibre, como fuzis e submetralhadoras, além de drogas e munições.
Inteligência e operação
Com base nas informações obtidas, a Secretaria de Estado de Inteligência do Amazonas (Seai) acionou a equipes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática, que realizaram as prisões e apreensões.
Na primeira abordagem, um homem de 23 anos foi preso em um apartamento com duas pistolas, uma balança de precisão e cocaína. Em outro ponto, após troca de tiros, três adultos e um adolescente foram detidos. Durante o interrogatório, os suspeitos revelaram a localização de mais armas e drogas escondidas em uma área de mata.
As buscas intensificadas resultaram na descoberta de tonéis enterrados contendo armas, carregadores e embalagens de entorpecentes.
Balanço da apreensão
Segundo a comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel PM Otacicleide Pereira, a ação foi um duro golpe contra o crime organizado em Manaus. No total, foram apreendidos:
- 3 fuzis
- 1 submetralhadora
- 2 revólveres e 3 pistolas Glock
- 29 carregadores de diversos calibres
- 810 munições
- 250 tabletes de drogas (cerca de 250 quilos)
A comandante ressaltou o nível de organização do grupo e destacou a importância da integração entre a inteligência e as equipes operacionais.
Investigação vai continuar
O material apreendido será analisado para contribuir com inquéritos policiais, especialmente na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). O delegado adjunto, Danniel Antony, enfatizou que as armas provavelmente estavam sendo usadas em homicídios.
Os suspeitos e o adolescente foram encaminhados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde permanecem à disposição da Justiça.
Com informações do site D24AM