...

Operação Hidden Circuit desmantela rede milionária de contrabando de eletrônicos em quatro Estados

Prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar 80 milhões de reais por ano; operação revela esquema envolvendo influenciadores digitais.

por Raphael
...

Em uma megaoperação deflagrada na manhã de hoje (28/11), a Receita Federal e a Polícia Federal uniram forças para combater uma organização criminosa que operava em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas. A ação, batizada de Operação Hidden Circuit, tem como objetivo desarticular um esquema milionário de contrabando de eletrônicos, descaminho, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O esquema criminoso, que movimentava milhões de reais, tinha como base a importação ilegal de produtos eletrônicos oriundos do Paraguai. Os criminosos utilizavam estratégias sofisticadas, incluindo o uso de criptomoedas para lavar dinheiro, e contavam com a participação de influenciadores digitais que promoviam cursos para ensinar métodos de contrabando e sonegação fiscal.

Leia mais: Motorista usa nota fria para disfarçar carga com 5 toneladas de maconha

De acordo com as autoridades, os prejuízos aos cofres públicos podem ultrapassar 80 milhões de reais por ano apenas em tributos sonegados. Em fases anteriores da investigação, que é um desdobramento da Operação Mobile (deflagrada em abril deste ano), foram apreendidos cerca de 10 milhões de reais em mercadorias ilícitas.

Cerca de 300 policiais federais e 133 servidores da Receita Federal participaram da ação, cumprindo 76 mandados de busca, apreensão e sequestro de bens.

O nome da operação, Hidden Circuit, faz referência ao circuito oculto utilizado pela organização para o transporte, armazenamento e distribuição dos produtos contrabandeados.

Uma entrevista coletiva está programada para as 10h no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiânia, onde mais detalhes sobre o caso serão divulgados.

Leia Também

Deixe um comentário

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.