Ver resumo
- Operação Nuremberg cumpre mandado contra neonazista em Aracaju.
- Grupo investigado é a Misanthropic Division, de ideologia extremista.
- Materiais apreendidos serão analisados por autoridades de SC.
- Ação teve apoio do MPSE, GAECO e Polícia Militar de Sergipe.
Aracaju (SE) – Um homem investigado por envolvimento com um grupo neonazista foi alvo de mandado de busca e apreensão nesta sexta-feira (31), em Aracaju. A ação faz parte da Operação Nuremberg, deflagrada em quatro estados brasileiros.
A operação nacional é coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e investiga a Misanthropic Division (MD), organização de ideologia neonazista com atuação em diversos estados.
Grupo neonazista era monitorado há meses
Segundo o MPSC, o investigado de Aracaju foi identificado como integrante ativo da MD por meio de relatórios técnicos. O mandado na capital sergipana foi o único no estado e um dos 21 mandados judiciais cumpridos em todo o país.
Durante a ação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e materiais diversos, que agora serão analisados pelas autoridades de Santa Catarina.
Operação Nuremberg teve apoio de forças locais
O cumprimento do mandado contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Sergipe (MPSE). Também participaram o Gabinete de Segurança Institucional (GSI/MPSE), o Batalhão de Radiopatrulha (BPRP) da Polícia Militar e o Departamento de Sistema Penal (Desipe).
A Operação Nuremberg tem como foco desarticular grupos extremistas que promovem discurso de ódio, racismo e apologia ao nazismo.
Leia a nota do MPSE na íntegra
“O Ministério Público de Sergipe, por meio do GAECO, prestou apoio à Operação Nuremberg, coordenada pelo MPSC, visando combater organizações extremistas com atuação nacional. A ação em Aracaju resultou na apreensão de materiais que serão encaminhados para análise pericial.”
Últimas Notícias
Sete do Comando Vermelho morrem em tiroteio no CE
Homem é preso com 700 arquivos de pornografia infantil
Professora é morta após ir depor sobre desvio de R$ 27 mi