...

Operação ‘Triunvirato’ desarticula esquema criminoso com agentes públicos em Humaitá

por policia24hAM
...

Nesta quinta-feira (21/11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Triunvirato, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso em Humaitá, envolvendo a venda ilegal de bens apreendidos, como madeira e cassiterita, além de propinas e lavagem de dinheiro.

A investigação revelou a participação de um Delegado de Polícia Civil, um Secretário Municipal de Infraestrutura e um advogado no esquema. Utilizando suas posições de confiança, os envolvidos desviavam e comercializavam bens apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, que eram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Humaitá. Proprietários dos carregamentos apreendidos pagavam propina, através do advogado, para reaver seus bens, parte da qual era destinada ao Delegado investigado. segundo informações da PF.

Leia mais: Polícia prende homem com duas armas de fogo em Humaitá

Para legitimar as ações criminosas, os envolvidos simulavam a destinação dos bens à Secretaria Municipal de Obras de Humaitá, em conluio com o secretário da pasta. A investigação também apontou a venda ilegal de aproximadamente três toneladas de cassiterita, sob custódia da Polícia Civil.

Métodos fraudulentos incluíam o uso de empresas de fachada para ocultar a origem dos valores ilícitos, causando prejuízos significativos ao patrimônio público e ao meio ambiente.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o Delegado de Polícia Civil, além do sequestro de bens totalizando aproximadamente R$ 10 milhões. As ações ocorreram simultaneamente em Manaus, Itacoatiara e Humaitá.

Os envolvidos responderão por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 34 anos de reclusão.

Com informações da PF

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.