A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/7), a 15ª fase da Operação Cassiel que visa reprimir a prática de crimes envolvendo abuso e exploração sexual infantojuvenil via internet.
Policiais cumprem dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Cosmorama/SP e Valentim Gentil/SP, com o objetivo de apreender computadores, celulares e mídias de arquivos de informática que possam conter vídeos e/ou imagens contendo exploração sexual infantojuvenil que estejam armazenados e/ou disponibilizados na rede mundial de computadores. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de São José do Rio Preto.
Leia mais: Homem é preso após agredir e abusar sexualmente de amiga após bebedeira
Durante a busca em Valentim Gentil, o investigado foi preso em flagrante, pois foram encontrados em sua residência vasto material armazenado contendo exploração sexual infantojuvenil. Ele poderá responder pelo crime de adquirir, possuir ou armazenar fotografias, vídeos ou outras formas de registros que contenham cenas de abuso sexual infantojuvevil.
A Polícia Federal já cumpriu, no âmbito da Operação Cassiel, iniciada em 2022, 20 mandados de busca e apreensão e já efetuou a prisão de 10 pessoas em flagrante nas fases já cumpridas da referida operação.
A Operação Cassiel é uma operação permanente, dedicada exclusivamente a repressão aos crimes de exploração e abusos sexuais relacionados à crianças e adolescentes, através da Internet.