A operação “Regressão de Regime” tirou das ruas de Manaus 18 pessoas com mandados de prisão. A maioria dos delitos cometidos por essas pessoas era pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio, roubo, lesão corporal, entre outros.
A ação policial deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e aconteceu em toda a capital amazonense. A operação contou também com o apoio das seis Seccionais (Sul, Norte, Leste, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste) e dos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
De acordo com o delegado Fernando Bezerra, titular da DECP, os indivíduos presos na operação estavam transgredindo o cumprimento de sua pena. Eles cometeram falta disciplinar durante a execução da mesma ou, eventualmente, cometeram outro crime quando estavam no regime aberto ou semiaberto. Agora, fica a cargo do Poder Judiciário decidir a regressão do regime prisional desses presos.
Enquanto isso, segundo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Alessandro Albino, o balanço da operação foi satisfatório, pois em poucos dias foram cumpridos 18 mandados de prisões e destacou que durante os próximos dias serão cumpridos mais mandados.
A operação foi batizada com esse nome por ter como foco principal, cumprir mandados referentes a regressão de regime de execução de pena, decretados pela VEP. Todas as pessoas presas durante a operação serão encaminhadas para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.