Nesta quinta-feira (8), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) registrou uma remessa de primeiras sementes desconhecidas oriundas de países asiáticos e repassou, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta sexta-feira (9). Sete pacotes foram entregues ao órgão federal no estado.
Os moradores de Humaitá e Autazes que repassaram as sementes desconhecidas às equipes de fiscalização agropecuária da Adaf. Cinco pacotes foram registrados em Humaitá e dois em Autazes.
Em um dos casos, a pessoa informou que havia realizado uma compra pela internet e recebeu um pacote com sementes misteriosas de “brinde”. A Agência alerta que a entrada de vegetais sem autorização traz riscos fitossanitários e que os pacotes não devem ser abertos e nem jogados no lixo.
A abertura dos pacotes ou semeio das sementes pode implicar na disseminação de doenças, pragas, ervas daninhas que poderão causar prejuízos econômicos irreparáveis.
A pessoa que receber pelos Correios pacotes com sementes não solicitadas deve comunicar o fato imediatamente à Adaf ou ao Mapa pelos telefones (92) 99390-1750 ou 0800-704-1995, sem medo de ser penalizado. A população pode comunicar também pelo AdafOuv: (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).