Três toneladas de pescado ilegal foram apreendidas por policias lotados na Base Fluvial Arpão durante a fiscalização de uma embarcação no porto de Coari, na quinta-feira (3). O município fica a 363 quilômetros em linha reta de Manaus, capital do Amazonas.
A polícia informou que durante fiscalização de rotina no barco pesqueiro “Lourão”, oriundo da comunidade extrativista Catuá-Ipixuna, que fica entre Coari e Tefé, com destino à Manaus, os policiais encontraram no porão cerca de 2.000,47 Kg de pescado da espécie tambaqui e 1.000,505 Kg de pescado espécie pirapitinga.
Questionado, o condutor da embarcação não soube explicar a procedência do material e se quer apresentou documentação para fazer o transporte e a comercialização da carne.
Diante dos fatos, o proprietário da embarcação recebeu voz de prisão e juntamente com o material apreendido foi encaminhado para a delegacia do município de Coari. O prejuízo ao crime ambiental está estimado em R$ 15.000,00.
Segundo informações repassadas pelos policiais que atenderam a ocorrência, a apreensão ocorreu durante ações de fiscalização da Operação Hórus, realizada no município de Coari, na região do médio Solimões, com o intuito de combater o narcotráfico, a pirataria e crimes ambientais.