Agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb) apreenderam, na manhã deste domingo (07), aproximadamente 330 quilos de pescado ilegal, em uma embarcação ancorada no porto de Manaus, no Centro, zona Sul da capital amazonense.
Os agentes chegaram até a carga após o recebimento de uma denúncia anônima, informando que em uma embarcação continha aproximadamente 330 quilos de pirarucu, peixe que está no período do defeso. No local, o responsável não apresentou a documentação necessária para o transporte e comercialização do pescado.
Leia mais: Polícia Ambiental prende homem com 680 kg de pescado ilegal
Diante dos fatos, o responsável pelo pirarucu foi conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP). A carga apreendida foi devidamente periciada, tendo o valor avaliado em R$ 9.900,00 reais.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) orienta que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que se encontram em período de defeso configura em crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.
Vale lembrar que, o período do defeso é o intervalo de proibição anual da pescaria de determinadas espécies, que estão na época de reprodução (piracema). Nesse intervalo, a prática de pesca desse grupo é proibida por uma temporada, para manter o equilíbrio ambiental e promover o estoque para os meses seguintes.