Um homem de 45 anos, cuja identidade não foi revelada, foi preso em flagante, às 22h30 de sexta-feira (32/03), transportando 9,7 toneladas de pirarucu ilegal em uma embarcação oriunda de Fonte Boa, município distante 678 quilometros de Manaus.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe de Policiamento Fluvial, juntamente com o serviço Ordinário da 2ª Companhia, estava realizando fiscalização na feira da Panair, no bairro Educandos, zona Sul de Manaus, quando abordou a embarcação Princesa Carol.
Leia mais: PF investiga pesca e comercialização ilegal de lagosta no Ceará
Durante a revista na embarcação os policiais militares encontraram 9,7 toneladas de Pirarucu pescado ilegalmente, sem documentação de origem comprobatória do pescado.
A Instrução Normativa n⁰ 34 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovaveis (IBAMA), proíbe anualmente, desde 2004, a captura, comercialização e o transporte do pirarucu (arapaima gigas), nos Estados do Amazonas, Pará, Acre e Amapá, no período de 1º de dezembro a 31 de maio, e autoriza pesca somente em Áreas de Proteção Ambietal (APA) com sistemas de manejo.
Com base na lei ambiental os policiais prenderam em flagrante o homem, apreenderam o pescado ilegal e a embarcação de pesca de 19 metros. A carga está avaliada em R$ 439,5 mil. A pesca e transporte ilegal de Pirarucu são crimes e podem resultar em até 5 anos de reclusão e multa.
O pescado ilegal e o preso foram conduzidos ao 1⁰ Distrito Integrado de Polícia (DIP) onde foram realizados os procedimentos conforme a Lei.
Paulo Paixão/Polícia 24h