Policiais da operação Horús, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apreenderam na madrugada desta terça-feira (26), cerca de 16 toneladas de pirarucu seco ilegal durante fiscalização em uma embarcação no município de Coari, interior do Amazonas.
A embarcação identificada pelo nome de Jean e Juliana foi abordada para passar por fiscalização por volta das 4h. Durante revista foram encontrados no porão do barco, vários sacos plásticos e sacos de fibra com o pescado, que estavam cobertos com sacas de gelo.
Leia mais: Motorista é preso transportando toneladas de pirarucu ilegal
O responsável foi questionado sobre a documentação fiscal para transportar o pescado, momento em que foi descoberto que o tráfego estava sendo feito de forma ilegal. Segundo o dono da embarcação, havia cerca de 13 toneladas de pirarucu seco, oriundo do município de Tefé e comunidades do Rio Copeá e tinha como destino Manaus.
Nas pesagens, os policiais descobriram que tinham no barco 16 toneladas do peixe, três toneladas a mais que a quantidade informada pelo responsável.
O pescado e a embarcação foram apreendidas. O homem que transportava a carga foi apresentado à polícia e deve responder por crime ambiental.