Um homem responsável por manter um criadouro clandestino em um sítio na rodovia AM-070, em Iranduba, foi preso na última terça-feira, dia 21.
Os policiais militares da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM receberam um denúncia anônima sobre um viveiro ilegal. O criadouro ficava em um sítio, na Comunidade Nova Esperança, no km-19, área rural da rodovia AM-070, que interliga o município de Iranduba a Manaus.
Com apoio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), as equipes se deslocaram ao local e constataram que havia um criadouro clandestino de quelônios e pirarucus. Além da mercadoria ilegal, foi encontrada uma espingarda calibre 28 e três cartuchos intactos com o proprietário do sítio.
O infrator que não teve o nome divulgado recebeu voz de prisão por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) em Manaus.
O CPAmb orienta que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural, que se encontram em período de defeso, bem como, matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécies da fauna silvestre, nativas ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas em Lei.