Uma mulher, de 49 anos, e um homem, de 58, foram presos por maus-tratos contra uma idosa de 72 anos. A prisão aconteceu no bairro Cachoeirinha, zona Sul. Os dois são sobrinha e irmão da vítima.
De acordo com a delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), a ação aconteceu após denúncias anônimas. Ao chegar na residência, a idosa foi encontrada em condições desumanas.
“O local evidenciava a falta de assistência e cuidados mínimos necessários. Constatamos o crime e prendemos os autores em flagrante”, relatou a delegada.
De acordo com a titular, vítima é portadora de diabetes e hipertensão arterial e vivia acamada, em um ambiente insalubre, sem as devidas alimentações, e também apresentava lesões pelo corpo.
“Vimos que a casa não tinha a limpeza adequada, tinha poucos alimentos, e alguns estavam estragados, em cima da cama onde a idosa dormia. Diante da situação, do ambiente irregular para moradia e das condições de saúde física e mental em que ela foi encontrada, acionamos o Samu e solicitamos o auxílio da assistência social do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), para atendimento médico e social à vítima”, informou Andréa.
Os envolvidos irão responder pelos crimes de negligência, exposição ao perigo da integridade física e psíquica, e apropriação de bens da pessoa idosa, e ficarão à disposição da Justiça.