Agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreenderam, na madrugada de quinta-feira (18), quase 1,3 tonelada de pescado ilegal avaliado em R$ 85 mil, na feira da Panair, no bairro Centro, zona Sul da capital. Era por volta de 1h30 da madrugada, quando a equipe do Batalhão Ambiental, ao realizar fiscalizações, abordagens e buscas na feira da Panair, encontrou o pescado que estava sem a documentação exigida pelos órgãos ambientais, o que caracteriza crime ambiental.
Entre os peixes apreendidos estavam pirarucu, tambaqui, pacu e aruanã. Espécies que estão no período de defeso, intervalo anual de pescaria de determinadas espécies que estão em fase de reprodução (piracema). Nesse intervalo, a prática de pesca desse grupo é proibida por uma temporada, para manter o equilíbrio ambiental e promover o estoque para os meses seguintes.
Leia mais: Polícia apreende uma tonelada de pescado capturado durante defeso
O proprietário do pescado, não foi localizado e diante disso o material foi apreendido e levado ao 1⁰ Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Crime ambiental
O Batalhão Ambiental orienta a população que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que se encontram em período de defeso, permanente ou temporário, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.