...

Maus-tratos: deficiente é abandonado em casa ‘entupida’ de lixo

por policia24h
...

A cena é revoltante! Vizinhos do aposentado e deficiente mental Paulo André, de 50 anos, voltaram a denunciar as condições sub-humanas que ele vem vivendo numa casa localizada no Núcleo 4, do bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. Um vídeo gravado no local mostra o homem convivendo com uma casa “entupida” de lixo, sem a mínima condição de moradia.

Essa não é a primeira denúncia sobre o abandono e maus-tratos contra Paulo. Até agora, nem a família e nem as autoridades responsáveis pela promoção da saúde mental em Manaus não fizeram nada.

Segundo os vizinhos, Paulo tem uma cuidadora, que seria sua irmã, mas ela pouco aparece na casa. A única ajuda que ainda recebe é dos moradores dos arredores compadecidos com a situação.

“Encontramos ele abandonado, vivendo em meio ao lixo, sem comida ou água. O quintal e a casa estavam cobertos de lixo e até mesmo a cama em que ele dormia não tinha condições de uso. É uma situação revoltante”, apontou a comerciante Raimunda Silva de Souza, de 50 anos.

Foi ela quem procurou o Site Polícia 24h para, novamente, denunciar o abandono com Paulo. Segundo Raimunda, ele era um homem normal até sofre um derrame cerebral há alguns anos. Desde então, Paulo precisa de cuidados pois não consegue se locomover direito.

Segundo os vizinhos, Paulo recebe uma pensão do governo para comprar remédios e alimentação. Esse dinheiro ficaria sob a responsabilidade dessa irmã que, pelo visto, não tem usado a verba em detrimento do irmão.

“Ela gasta tudo, não cuida dele e nem se importa. Se não fosse pela nossa compaixão ele não teria comida ou qualquer tipo de atenção”, relatou a comerciante.

Vizinha filmou as condições da casa onde Paulo mora

Autoridades nada fazem

Moradores da área, cansados de ver a situação, já fizeram diversas denúncias, porém, a situação permanece a mesma.

Por compaixão, neste final de semana os vizinhos ajudaram a limpar a casa, deram um banho e cuidaram de Paulo.

Em outras situações, Raimunda já chegou a levar Paulo a igreja, para que ele recebesse atenção de outras pessoas. Mas é dentro de casa que ele mais necessita de cuidados. O desejo dos vizinhos é que ele possa ser levado para um abrigo, onde receberia os cuidados necessários.

“Não sabemos mais o que fazer. Por mais que a gente cuide dele fora de casa, dentro da residência ele continua recebendo péssima assistência e maus tratos. Já fizemos várias denúncias, chamamos assistentes sociais, mas nada fizeram”, lamenta Raimunda.

Nós não conseguimos contato com a cuidadora de Paulo, mas estamos a disposição para ouvir a versão dela sobre a situação do irmão.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.