Moradores da rua Domingo Russo, no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, denunciaram um homem identificado apenas como Paulo, por maus tratos contra Francisco do Nascimento Teixeira, um idoso de 73 anos. Em um áudio enviado por um dos vizinho, uma mulher diz que a vítima está gritando com dores e reclama de sede durante a madrugada.
O idoso mora nos fundos de uma estância. Ele é bastante conhecido e querido pelos vizinhos, mas recentemente, tem sido vítima de maus tratos dentro da própria casa. Segundo uma moradora que não quis se identificar, o idoso que tem câncer, vive em um cômodo em péssimas condições e está em situação de abandono. “Toda Madrugada a gente acorda com os gritos dele. Ele pede água, reclama de dores e ninguém faz nada, a gente procura o seu Paulo, mas ele nunca nos atende, os moradores precisam se reunir pra levar água pro seu Francisco ou ele morre de sede.” Contou.
Nossa equipe foi ao local na manhã de hoje (31), e tentou conversar com Paulo, mas ele não estava em casa no momento. Um jovem que também não quis se identificar ligou para o cuidador, mas ele não atendeu. Nós pedimos para entrar e conversar com o idoso, porém, não fomos autorizados.
Idoso vive em situação precárias
Um enfermeiro que trabalha nas proximidades da casa do seu Francisco, foi até a residência dele na última sexta-feira (28). Ele entrou no cômodo e ficou surpreso com as condições do local. “Aquilo nem deveria ser chamado de quarto e sim de depósito. Ele estava sujo, debilitado e disse que tinha muita sede. Pra mim, ele não tem condições nenhuma de permanecer nesse lugar.” Disse o profissional da saúde.
A situação revoltou os moradores que decidiram denunciar o caso. Ainda na sexta-feira(28), policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), foram até o endereço do cuidador, que vive em uma casa em frente a da vítima, ele foi conduzido para a delegacia, ouvido e em seguida liberado. A delegada que está a frente do caso não quis comentar o assunto, mas informou que Paulo, não tem nenhum grau de parentesco com o idoso, mas que se considera o tutor dele. Além dos maus tratos ele também é suspeito de vender um terreno que estava no nome da vítima.
O caso continua em investigação. Por enquanto o idoso permanece no mesmo local. Nós próximos dias, o cuidador deve ser chamado novamente para prestar esclarecimentos sobre o caso.