A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem e apreendeu um caminhão carregado com madeira ilegal, neste sábado (6/1), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal no Porto Chibatão, em Manaus/AM.
O indivíduo, que estava responsável pela condução da madeira, foi preso em flagrante ao fazer uso de Documento de Origem Florestal falso. Este documento, apresentado aos policiais rodoviários federais, possivelmente visava dissimular o transporte irregular de madeira, em virtude da incongruência entre as especificações relatadas no documento.
Leia mais: Homem é preso por vender madeira sem autorização
O homem foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas e depois encaminhado para audiência de custódia. Além disso, foi aberto inquérito policial para averiguação da procedência da carga ilegal.
Novos Dados do INPE e o Trabalho da Segurança Pública Contra Crimes Ambientais:
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), concluiu que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira caiu pela metade no ano de 2023.
Tabela INPE / PRODES em relação ao Amazonas informa que no ano de 2022 foram desmatados 2.594 km2, sendo que em 2023 foi constatado 1.553 km2, ou seja, configura-se a redução de 40% de desmatamento em relação ao ano anterior.