A Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil (PC), recebeu uma denúncia da realização de um atentado criminoso durante uma manifestação em Manaus. O plano seria tocar fogo em veículos de cidadãos comuns e em ônibus do transporte coletivo. Segundo a denúncia, o motivo do ato seria causar pânico na população e teria motivação política por trás da ação criminosa.
A denúncia chegou a PC nessa sexta-feira, dia 17. Segundo a delegada-geral Emília Ferraz, uma investigação já está em curso e alguns suspeitos já foram identificados. Eles poderão responder por incitação ao crime, organização criminosa e até dano qualificado, dependendo da circunstância.
Inclusive a PC já tem áudios de dois organizadores do ato criminoso tratando do incêndio em veículos. Ouça-os abaixo:
De acordo com a delegada-geral, o grupo planeja uma carreata saindo de um bairro ainda não identificado, com destino a avenida Brasil, na Compensa, zona Oeste de Manaus, onde está situada a sede do Governo do Amazonas. Lá, os envolvidos pretendem depredar carros de passeio, ônibus e até a o prédio onde fica o gabinete do governador Wilson Lima.
O Serviço de Inteligência do Estado atua junto à Polícia Civil, na identificação das pessoas que planejam promover o ‘quebra-quebra’ pela cidade. Assim que concluída essa etapa da investigação, as medidas judiciais serão adotadas.