A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 8/7, a Operação Escudo Xipaya, na cidade de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, com o objetivo de combater o garimpo clandestino na terra indígena Xipaya. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Altamira.
As investigações começaram quando uma liderança indígena da área comunicou à Delegacia da Polícia Federal em Altamira sobre a presença de garimpeiros no interior da terra de Xipaya, gerando um clima de tensão na região e de conflito iminente.
Leia mais: PF deflagra operação contra fraudes previdenciárias
Ao longo das investigações, foram identificadas diversas pessoas físicas e jurídicas em plena atividade exploratória, utilizando balsas e dragas entre outros apetrechos, incluindo a utilização ilegal de mercúrio, elemento poluente que causa sérios danos ao bioma.
Ninguém foi preso e foram apreendidos os aparelhos celulares dos alvos das buscas. Esse material será submetido à perícia e análise para instrução do inquérito policial e continuação das investigações.