Nesta última segunda-feira (04), cerca de 194 quelônios foram apreendidos dentro de uma embarcação no município de Novo Airão, distante a 115 quilômetros de Manaus. De acordo com a Polícia, os animais silvestres iriam ser comercializados ilegalmente.
Após levantamento de inteligência do Comando de Policiamento Especializado (CPE), durante as abordagens da Operação Hórus nos portos do município, os 194 quelônios foram encontrados em um caminhão que estava em uma embarcação, no porto Padre.
Leia mais: Base Arpão apreende armas de guerra e munições durante fiscalização no Amazonas
Os agentes policiais, encontraram 173 tracajás, sendo dois deles já mortos, e 21 tartarugas. Os animais foram entregues aos analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsáveis pela soltura dos quelônios na natureza.
De acordo com os agentes envolvidos na ação, o proprietário do caminhão recebeu multa de R$ 194 mil, enquanto o dono da embarcação foi multado em R$ 388 mil.
Participaram da ação equipes do Comando Geral; do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb); Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães); Força Tática e o Centro de Veterinária (CVET).