A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encontrou um novo túnel em uma unidade prisional do Estado. Dessa vez a tentativa de fuga foi descoberta nessa sexta-feira, dia 17, no Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1). Este é o segundo túnel descoberto pelo órgão em menos de duas semanas.
Informações preliminares obtidas pelo Departamento de Inteligência (Dipen) da Seap informavam sobre a escavação de um túnel em uma cela no CDPM 1, que fica no quilômetro 8 da BR-174. “Essas descobertas são resultados do trabalho da nossa Inteligência, que nos permite estar a frente e ter êxito em situações adversas”, disse o coronel Vinícius Almeida, secretário de administração prisional.
Agora os internos da cela onde foi encontrado o túnel serão ouvidos e submetidos ao Conselho Disciplinar. “Os maiores prejudicados são os internos que tentam burlar o sistema, pois terão as penas aumentadas pela Justiça”, afirmou o titular da Seap.
De fora para dentro
No último dia 7, após informações do Dipen, a direção da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) encontrou três homens escavando um túnel do lado de fora do presídio. No momento do flagrante, uma pessoa foi presa e duas conseguiram fugir.