Na madrugada desta segunda-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 70 aves da fauna brasileira, no Km 628 da BR 381, durante atendimento de um acidente ocorrido no município de Oliveira (MG). A apreensão ocorreu após os policiais localizarem três gaiolas ocupadas por várias espécies de pássaros silvestres (Corrupiões, Cardeais, Trinca-ferros, Tico-ticos, Canários e Pássaro-pretos), dentro do porta malas de um GM Corsa envolvido em um acidente de trânsito.
O condutor abandonou o veículo e evadiu do local da ocorrência antes da chegada da viatura policial. Dentro do automóvel os policiais localizaram alguns documentos em nome de um homem de 51 anos.
Leia mais: PRF flagra crime ambiental na BR-174
A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Polícia de Oliveira (MG), para as devidas apurações. Caso o motorista seja identificado, ele poderá responder, em tese, pelo crime tipificado no art. 29 da Lei 9.605/97 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre) e o crime de maus-tratos, diante da flagrante situação que as aves se encontravam, acondicionadas em minúsculos compartimentos, incompatíveis com o tamanho da maioria delas, além da falta de alimentação para as mesmas.
Além destes crimes, o mesmo, caso seja identificado, poderá responder por evadir do local do acidente e por não prestar socorro às vítimas. As aves foram resgatadas e encaminhadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) em Divinópolis (MG), através da Polícia Militar Ambiental de Oliveira (MG).
Com informações da PRF / Foto: Divulgação PRF