O mecânico e pintor de automóveis, Jorge Erison Peixoto Silva de 43 anos, vulgo “Black” foi preso por policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), que cumpriram, na terça-feira (14), três mandados de prisão em nome dele por alterar as características originais dos carros.
De acordo com a polícia, “Black” foi preso na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, depois que tentou fugir de uma blitz que ocorria em um dos trechos da via.
Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, o suspeito já tinha quatro mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio e roubos.
Leia mais:
“Assim que as investigações iniciaram após o roubo dos veículos, em dezembro do ano passado e janeiro deste ano, nós conseguimos chegar até a oficina dele. O Jorge recebia esses veículos modelo Gol e Saveiro e fazia a adulteração dos números do chassi de uma forma que não dava para perceber que tinha sido adulterado. Ele confessou os crimes de receptação e adulteração, mas negou que tivesse trabalhando em grupo, alega que fazia tudo sozinho”, disse.
Apesar do suspeito negar que trabalha para outras pessoas a Polícia ja tem informações que “Black” faz parte de uma organização criminosa especializada em roubar, adulterar e vender os veículos como se fossem legais no mercado consumidor.
“Nessa quadrilha, cada elemento tem uma função; os que roubam ou furtam os veículos; o que “esquenta” o carro, ou seja, faz a clonagem e os que vendem em aplicativos de vendas como o OLX. Por isso, é importante que antes de comprar algo a pessoa faça um levantamento da procedência do produto”, frisou o delegado.
Ainda segundo as investigações muitos carros foram roubados, depois clonados e mandados para Roraima e para a Bolívia. outros foram para o Pará.
Além dos crimes de homicídio e roubo, Jorge vai também responder por receptação e adulteração de veículos automotores.Ele está preso na Delegacia Especializada em Roubos de Veículos e devera passar por audiência de custódia no Poder Judiciário ainda na tarde desta quarta-feira (15), de acordo com o delegado titular da DERFV.
Paulo Paixão/ Polícia 24h