David Freitas dos Santos, de 34 anos, Giliarde Galdino da Costa, de 39 anos, Gion Plácido Amazonas da Cunha, de 28 anos, Huadan da Silva e Silva, de 27 anos e Israel Maia Nobre, de 33 anos, foram presos nesta quarta-feira (23), por furto qualificado. O grupo era especializado em furtar veículos de luxo, usando a ferramenta “Chapolin“.
A ação ocorreu em zonas distintas da capital. De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da Delegacia Especializada em Roubos Furtos e Defraudações (DERFD), os suspeitos eram investigados desde dezembro de 2021, por inúmeros furtos, utilizando a ferramenta ‘Chapolin’.
“Com auxílio do Cerco Inteligente, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), na data de hoje, conseguimos efetuar a prisão de David e Gilearde, em um estabelecimento comercial situado na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte”, disse o delegado.
A autoridade policial explicou que, na ocasião da prisão, os infratores viram uma viatura da PC-AM descaracterizada entrando no comércio, momento em que seguiram o veículo e tentaram cometer o delito.
“Ao chegarmos, eles confundiram a viatura descaracterizada como se fosse de uma possível vítima. Saímos do veículo, entretanto, um investigador permaneceu no interior do carro, ocasião em que adentraram para furtar o carro e receberam voz de prisão”, detalhou o titular.
Conforme o delegado, os infratores são acostumados a fazer esse tipo de abordagem em supermercados, tendo como principais alvos veículos de luxo.
“Após a dupla ser presa, eles indicaram a participação de outros três indivíduos. Com base nisso, eles marcaram um encontro com os demais em frente à uma unidade hospitalar localizada na zona Norte, ocasião em que conseguimos efetuar a prisão deles”, disse Félix.
O delegado esclareceu, ainda, que o mecanismo ‘Chapolin’ embaralha os sinais eletromagnéticos do alarme e impede que os veículos sejam trancados, desse modo, os infratores conseguiam se apossar dos carros.
David, Giliarde, Gion, Huadan e Israel responderão por furto qualificado tentado e organização criminosa e ficarão à disposição da Justiça.